Nascidas em 1971, Madalena Duarte Silva e Joana Pinheiro licenciaram-se em arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 1995. Fizeram Erasmus em Florença na Facultat d’Architettura dell’Universitá degli Studi di Firenze em Itália. A Joana seguiu para Barcelona onde fez um Master em Proyectacion Urbanístican na Universidade Politécnica da Catalunya e mais tarde fez um MBA na Católica Porto Business School.

Trabalham em conjunto desde 1996, inicialmente no atelier Risco onde desenvolveram trabalhos de grandes dimensões como a Expo 98, trabalhos na área do urbanismo (Cacém, Antas, Figueira da Foz, Setúbal), construção de grandes equipamentos, (Hospital da Luz, Estádio das Antas, Pavilhão Caixa) e edifícios de habitação (Edifício 3K, no Restelo, Edifícios Seca do Bacalhau, Gaia).

Criaram o atelier Consultório de Arquitetura em 2011, onde tem desenvolvido diversos projetos de habitação, comércio, escritórios e espaço público, trabalhando em parceria com equipas multidisciplinares de projeto.